Untitled Document
Leitura de Notícias
 
REVOLUO PERNAMBUCANA DE 1817
 
Publicada em: 16/03/2017
 
            Às vinte horas dos dez dias do mês de março do ano de dois mil e dezessete, a Câmara Municipal de Sanharó/PE recebeu, com as portas abertas, o Médico Veterinário, membro efetivo da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária e Pesquisador da História Pernambucana, notadamente da História dos Fatos, Pessoas e Coisas da Cidade de Sanharó, Dr. Paulo José Elias Foerster, que atuou voluntariamente, a convite da Loja Maçônica, como conferencista, resgatando fragmentos históricos da revolução pernambucana de 1817.

No transcorrer da singular aula-espetáculo, assistida pela seleta platéia que lotou o interior da Câmara Municipal, Dr. Paulo Foerster emocionou-se quando se referiu ao Casarão de Jenipapo, em sua narrativa relatou que descenderam do Casarão personalidades ilustres, dentre eles destacou: Domingos de Souza Leão, O Barão de Vila Bela, presidente da província de Pernambuco; Francisco Xavier Paes Barreto, presidente das províncias da Bahia, Paraíba, Ceará e Maranhão; Augusto de Souza Leão, Barão de Caiará, presidente da província de Pernambuco; José Neves Filho, Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos e Eduardo Henrique Accioly Campos, governadores do Estado de Pernambuco. Na oportunidade fez um apelo ao povo de Sanharó para que mantenham preservado o Casarão de Jenipapo, justificou que trata-se do único exemplar das antigas fazendas da região.

Ao término da conferência, por volta das 22h30, Dr. Paulo Foesrter agradeceu a presença de todos, foi aplaudido em razão do serviço prestado quanto ao resgate da história do Estado de Pernambuco e do povo sanharoense. Momento em que a Loja Maçônica Vale do Ipojuca, presidida pelo Venerável Mestre, finalizou os trabalhos da noite com uma bela demonstração de respeito e solidariedade entre os seus pares e demais espectadores presentes, gestos intrínsecos à sua formação.  

(Por Gustavo Areias de Oliveira Melo e João Roberto Maciel de Aquino)